segunda-feira, 12 de abril de 2010

COMPORTAMENTOS DIVERSOS

Ao assistir a novela "Viver a Vida", de Manoel Carlos, da Rede Globo de Televisão, podemos perceber ali expresso diversos tipos de comportamentos. Mas o que nos chama à atenção é que o escritor não dá uma folga para as mulheres. Todas sofrem ou causam sofrimentos. Homens cafagestes tem pra valer, se valendo de sua posição social, vira o lobo com roupa de cordeiro para engravidar, ou estraçalhar corações, como fez com o personagem de Helena(vivido pela atriz Thais de Araújo).

Sabemos que o sofrimento ainda é uma tocante na vida do ser humano, sei que ele ali retrata a pura realidade, mas o que queremos também é que mostre pessoas que fizeram da sua vida um marco de excelencia, como é o de Luciana a cadeirante (vivido por Aline de Moraes)a atriz se dá ao máximo para o personagem, mas a vemos num castelo de luxo com uma emfermeira 24horas e fisioterapeuta que vai em sua linda e espetacular residência. Ela se submete as sessões de fisioterapia num ambiente tão lindo que chega dar inveja, nem percebemos que é um sofrimento passar por todo aquele processo.
Apesar do autor ter colocado a personagem para subir num onibus, em um dos capítulos (diga-se de passagem nada tem haver com o personagem), pois se trata de uma pessoa rica e desprovida de todo sofrimento da busca de tratamentos nos órgãos públicos, o que vemos são as empresas de carro aproveitarem para fazerem seus merchardaising com carros de luxo que cola adesivo de flores cor de rosa. Enquanto a personagem estava fazendo fisoterapia, o carro estava exposto bem atras para que o público seja sensibilizado, que cadeirante braisleiro venha andar de Van chique que coloca adesivo. Isso é uma piada de mal gosto. Os cadeirantes sabem o que é sofrimento nesse país para pegar onibus, exercer uma profissão e não serem respeitados por uma população que excluem. Nada é adaptado para eles, e quando existe alguma adaptação não funciona, como é o caso dos degraus hidraulicos dos ônibus. O Fantástico mostrou a realidade brasileira frente a essas dificuldades, mas a novela trás a cadeirante feliz, sorrindo, vai casar com um médico, bonito e bem-sucedido. Que bom se tudo isso se desse com 50% dos cadeirantes!Mas sabemos que a realidade é outra.

DRA. SOLANGE MEINKING: A FASE INTROJETORIA

DRA. SOLANGE MEINKING: A FASE INTROJETORIA